Blog

22.Setembro.2017

10 DICAS PARA MELHORAR SEU DESEMPENHO NA CORRIDA

1. A esteira é uma boa alternativa para ganhar condicionamento físico. Além disso, amortece mais as passadas do que o chão. Mas quem pretende fazer uma prova de rua não pode treinar apenas nessa máquina. Nela, o corpo faz um sentido vertical, para manter o equilíbrio. Na rua, o sentido é para a frente. Quem só treina na esteira costuma ter muita dificuldade para correr na rua.

2. Opte por um calçado neutro, o mais confortável para você.

3. Pessoas acima do peso correm mais risco de sofrer lesões numa corrida. O ideal é ter um peso satisfatório para completar a prova com segurança. Se você está com sobrepeso, reduza o ritmo até conseguir perder alguns quilinhos.

4. Em dias muito frios, o treino pode não valer a pena. O risco de pegar um resfriado aumenta muito. Se você achar que dá para arriscar, comece o treino agasalhado e depois fique apenas com camiseta de manga comprida. 

5. Um acompanhamento profissional é sempre indicado para os corredores. 

6. Antes da competição, conheça o trajeto da prova. Isso ajuda a reduzir o estresse no dia. Sem contar que talvez seja necessário guardar um pouco de energia para uma subida no final.

7. Em dias de sol, não se esqueça do boné, do protetor solar e de tomar bastante água.

8. Há muitas diferenças entre as provas de 10 km do Brasil. Algumas são repletas de subidas e descidas. Se possível, comece por uma prova de 10 km que seja plana e à noite, em razão da temperatura mais amena, ou em uma época não tão quente.

9. Acostume-se a beber água nos treinos. 

10. Durma bem. Uma boa noite de sono ajuda a recuperar os músculos, reforçar os ossos e queimar as gorduras. Na noite anterior a uma prova, a falta de sono pode ser cruel com a disposição. O recomendado é dormir oito horas.

14.Setembro.2017

            Pilates com Bola - é ideal para se trabalhar com o próprio peso corporal, pois assim não existe a necessidade de utilizar as cargas para execução dos movimentos.

Com esse tipo de pratica é possível ganhar e adquirir mais flexibilidade, equilíbrio e força muscular. A bola Suíça (como é chamada) é específica para prática, já que é necessário manter a postura, para que o corpo não sofra com dores e incômodos.

            A atividade com a Bola Suíça apresenta uma variedade de movimentos simples para se obter um corpo forte e flexível , ideal para as pessoas que buscam bem-estar e saúde.

            Uma questão interessante, é que alem de resultados físicos, o aluno também trabalha e desenvolve o lado emocional, pois é um trabalho de grande motivação, fazendo-o vencer e buscar novos desafios.

09.Agosto.2017

Benefícios da Zumba para o seu corpo

Abaixo você confere algumas razões para praticar aulas de Zumba:

Gasto calórico:  O grande atrativo é que você pode perder de 600 a 1.000 calorias em 1 hora de aula. E isso tudo dançando e se divertindo !

Aumento do metabolismo:  A aula mistura dança com ginástica, alternando movimentos aeróbicos e localizados e, como consequência, aumenta o metabolismo e o gasto calórico.

Recrutamento de vários músculos: A aula trabalha todos os músculos do corpo.

Benefícios para o coração: A atividade provoca uma melhora no sistema cardiovascular.

Astral positivo: As músicas das aulas são 70% de ritmos latinos. Esses ritmos são extremamente contagiantes, por isso, melhoram o astral e aliviam o estresse.

Facilidade: Outro ponto interessante é que não há uma exigência na excelência dos movimentos, ou seja, não é preciso ser “expert” em danças, a aula é fácil e todos se divertem, enquanto se exercitam.

Interação: A Zumba é uma modalidade individual, com coreografias orientadas pelos professores, porém, durante as aulas, é possível trabalhar criando círculos, colunas, linhas e dividindo a sala em duas partes, um grupo de frente ao outro, por exemplo, para que ocorra uma maior interação entre os alunos.

Diversão e exercício: A Zumba Fitness é divertida, diferente, fácil e efetiva. 

Bons treinos !

24.Julho.2017

DICAS PARA UM BOM TREINO

 

Quantas vezes você não chegou à academia, e no treino seguinte, não conseguiu chegar naquele patamar de carga? E quantas foram às vezes que você, na hora que começou o treino, não pensou em parar pela total falta de disposição? Mas, afinal, qual é ou quais são os motivos para essa FALTA DE DISPOSIÇÃO?

A verdade é que o erro pode estar na DIETA, no TREINO, na PERIODIZAÇÃO, no DESCANSO, entre outros fatores.

Em primeiro lugar, fazer uma reflexão consigo mesmo determinando seus pontos para então corrigi-los, é o primeiro passo. Sem isso, realmente ficará difícil algum progresso.

 

Aqui, ficarão algumas dicas para sanar o problema.

A DIETA,é fator primordial para um bom desempenho dentro da academia. Sem uma dieta equilibrada que forneça quantidades interessantes de micro e macro-nutrientes é difícil ou impossível não ficar indisposto, ter queda de rendimento, realizar reações para formação de energia no corpo, construir o tecido e etc.

O DESCANSO:Voltamos a falar que o descanso é tão importante quanto o treinamento. Sem um descanso adequado, fica difícil ter não só a recuperação muscular quanto a síntese muscular, e até mesmo recuperação de articulações, tendões e outros.

A PERIODIZAÇÃO INADEQUADA é um grande problema, muitos alunos caem na besteira de o ano todo buscar seu objetivo com apenas um tipo de treinamento. Se é hipertrofia, então insistem em repetições de 6-12 repetições o ano todo. Isso faz com que o corpo caia numa adaptação ao estímulo muito facilmente e comece a não responder mais de maneira tão eficaz e, muitas vezes nem responder mais.

CONCLUSÃO: Inúmeros aspectos podem interferir um treinamento, mas tomando os devidos CUIDADOS e levando em consideração a INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA, e o acompanhamento de PROFISSIONAIS DA SÁUDE, os problemas podem ser resolvidos.

05.Julho.2017

Muita gente não sabe, mas usar toalha na academia, ou durante a prática de qualquer atividade física, é fundamental para que você evite pegar, ou transmitir, inúmeras doenças de pele. Pois é, utilizar um álcool para amenizar o problema é uma solução, mas ter uma toalhinha para forrar antes de cada exercício é a medida correta para evitar a transmissão, e absorção, de doenças.

 

Ao treinar, todo liquido retido pelo corpo é eliminado por meio do suor, que, ao entrar em contato com a pele, é expelido cheio de impurezas, bactérias, micróbios etc. Dessa forma, quando um aparelho é utilizado sem o uso da toalhinha o suor da pessoa fica no local, e entra em contato com a próxima pessoa a utilizar o equipamento, e assim por diante.

Pesquisas apontam que doenças de pele em atletas são muito mais comuns, e são responsáveis por 50% das doenças infecciosas que atingem participantes de esportes competitivos. 

 

As toalhas são importantes para evitar a transmissão e o contágio de doenças através do suor.

 

Existem, ainda, algumas precauções que lhe ajudarão a prevenir certas doenças, como: tomar banho antes e depois de ir à academia, lavar bem as mãos após o treino, verificar se os aparelhos estão bem conservados e limpos e ficar de olho em qualquer alteração na sua pele. Esses cuidados fazem toda a diferença.

 

Como usar a toalhinha:

 

– Use sempre a toalha limpa;

 

– Estenda a toalha sobre o aparelho ou colchonete que irá utilizar, de forma que seu corpo fique em cima da mesma;

 

– Após usar o aparelho, caso tenha deixado suor, passe um álcool para limpar.

 

Com bom senso e higiene você previne a sua saúde e a dos outros também.

 

Bom Treino !!!

26.Junho.2017

Para quem faz academia ou pratica qualquer atividade física, sabe da importância que é ter uma garrafa de água em mãos durante o treino. Pois além de hidratar, vocÊ também ajuda o meio ambiente. O que ocorre é que poucos dão atenção e os devidos cuidados na hora de fazer a higienização deste item.

Partindo do princípio de que nossa boca está exposta ao ambiente externo e até mesmo o próprio ar que respiramos está cheio de bactérias, toda vez que se você dá um gole, está espalhando germes para a garrafa. Vendo por esse ponto, parece assustador... O resto de água que fica no fundo da garrafa, as pequenas gotas, também permitem a proliferação de fungos.

Agora imagine você que deixa seu Squeeze na Academia por dias a fio... Já parou para pensar nas conseqüências em relação a higiene do mesmo? Pois bem... O ideal é que o Item seja levado para casa após o treino e lavado diariamente para que assim possa reduzir ao máximo a proliferação de Bactérias. A

Algumas dicas:

- Garrafas de aço inoxidável são a melhor opção. Elas são mais fáceis de limpar que as de plástico que podem rachar, arranhar e abrigar sujeiras nestes espaços. O aço é resistente e naturalmente antibacteriano;

- Prefira as garrafas de boca larga, pois são mais fáceis de limpar;

- Na hora de lavar, água e sabão neutro são os produtos mais indicados. Se quiser, pode misturar algumas gotas de vinagre na água, encher até a metade do tamanho total, tampar e chacoalhar. Em seguida, enxágüe muito bem. Deixe secar naturalmente de cabeça para baixo;

- Para alcançar o fundo da garrafa, você pode usar uma escova de lavar copos;

Pronto... Agora que você já sabe, pode se prevenir e tomar os devidos cuidados.

Traga a sua GARRAFINHA e bom treino !!!

24.Maio.2017

Faça parte desse time, venha treinar e se divertir. As dúvidas de hoje são sobre as aulas de Jump. 

 

Perguntas Frequentes do Jump

 

É verdade que o minitrampolim absorve os impactos?

Sim. Obedecendo a correta “técnica de aterrissagem”, ensinada pelos Professores Certificados, o minitrampolim possibilita 80% de absorção do impacto.

O Jump tem alguma contraindicação?

Sim. Não é indicado somente para gestantes e portadores de labirintite não medicada.

Jump acaba com a celulite? 

Por se tratar de uma atividade de alta contração dos membros inferiores, ocorre uma forte 

estimulação da drenagem linfática, auxiliando no combate à celulite. Mas isto é um auxílio, alimentação e prática regular de atividade física são imprescindíveis.

Por que não se deve descer do minitrampolim durante a aula? 

Na fase área dos movimentos, existe uma descompressão dos estabilizadores e as articulações envolvidas dos membros inferiores (tornozelo e joelho) também se encontram mais relaxadas, o que pode gerar certo desconforto ao descer nos mesmos antes de realizar movimentos de soltura corporal e relaxamento. Os professores estão aptos a darem estas instruções de segurança a seus alunos.

 

Deixem seus comentários e/ou dúvidas ...

 

Clube4 Academia

17.Maio.2017

Benefícios da Zumba®

                É uma aula com mistura de ritmos latinos, como merengue, salsa, cumbia, reggaeton, alem de funk e Hip-Hop. O programa utiliza a dança para perder calorias e ganhar condicionamento físico de um jeito divertido. Uma dica importante é sempre associar a dança com uma atividade de fortalecimento muscular.

                Alguns benefícios:

·         A dança faz bem para o cérebro, pois melhora a coordenação motora, o equilíbrio, a lateralidade e a consciência corporal;

·         Para o coração, melhora a capacidade funcional (melhora na condição cardíaca);

·         Para os pulmões, melhora a capacidade respiratória.

                Os passos são fáceis e muito agradáveis. Para muita gente a dança serve como uma terapia. É um momento de esquecer os problemas do cotidiano e se divertir.

 

Venha participar dessa festa dançante de condicionamento físico fácil de acompanhar.

Sinta música e solte-se!

10.Maio.2017

            Pilates com Bola - é ideal para se trabalhar com o próprio peso corporal, pois assim não existe a necessidade de utilizar as cargas para execução dos movimentos.

Com esse tipo de pratica é possível ganhar e adquirir mais flexibilidade, equilíbrio e força muscular. A bola Suíça (como é chamada) é específica para prática, já que é necessário manter a postura, para que o corpo não sofra com dores e incômodos.

            A atividade com a Bola Suíça apresenta uma variedade de movimentos simples para se obter um corpo forte e flexível , ideal para as pessoas que buscam bem-estar e saúde.

            Uma questão interessante, é que alem de resultados físicos, o aluno também trabalha e desenvolve o lado emocional, pois é um trabalho de grande motivação, fazendo-o vencer e buscar novos desafios.

04.Maio.2017

            Joseph Pilates nasceu na Alemanhã. Joseph Pilates, quando criança, era doente que sofria de raquitismo, asma e febre reumática. E na adolescência prevendo seu futuro numa cadeira de rodas começou a estudar, como autoditata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Com isso desenvolveu exercício em aparelhos rústicos inventados por ele. Praticando esses exercícios em aparelhos criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Com essa prática, ainda jovem tornou-se ginasta e mergulhador. Finalmente desenvolveu cerca de quinhentos exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável.

            É importante referir que o Método Pilates não se centrava em exercícios padronizados, servidos como uma receita reutilizável de sujeito para sujeito. O método tinha aqui um cunho irrefutável de individualidade. Perante determinado indivíduo, Pilates alterava radicalmente os planos comuns de exercícios. E foram poucos aqueles que puderam assistir a todo este mecanismo de trabalho.

            O Pilates hoje depois de difundido pelas poucas pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com Joseph, e disseminar seu método de trabalho, é um estilo muito procurado por todas as idades e todas as necessidades. Essa modalidade tem como principal objetivo fortalecer o corpo. O Pilates pode ser feito de varias maneiras, por exemplo, Pilates com aparelhos (aparelhos esses inventados por Joseph Pilates, cujo princípio consiste em trabalhar com a resistência muscular, através das molas dos equipamentos). E também pode ser praticado no formato MATT Pilates ou Pilates com bola.

            Pilates com Bola - é ideal para se trabalhar com o próprio peso corporal, pois assim não existe a necessidade de utilizar as cargas para execução dos movimentos.

Com esse tipo de pratica é possível ganhar e adquirir mais flexibilidade, equilíbrio e força muscular. A bola Suíça (como é chamada) é específica para prática, já que é necessário manter a postura, para que o corpo não sofra com dores e incômodos.

            A atividade com a Bola Suíça apresenta uma variedade de movimentos simples para se obter um corpo forte e flexível , ideal para as pessoas que buscam bem-estar e saúde.

            Uma questão interessante, é que alem de resultados físicos, o aluno também trabalha e desenvolve o lado emocional, pois é um trabalho de grande motivação, fazendo-o vencer e buscar novos desafios.

            MATT Pilates ou Pilates no Solo- o aluno não necessita de aparelhos. Porém os movimentos exigem bastante esforço por parte do praticante e ele pode ser feito com também com ajuda de acessórios ou elásticos.

            Venha treinar conosco e experimentar as nossas aulas.

            Bons treinos!

11.Maio.2016

É postura! E não estamos falando apenas da questão corporal. Além desta, que é muito importante para o bem-estar, a Educação Física contribui para elevar o nível de autoestima, fazendo com que os indíviduos tenham uma postura positiva e proativa diante do dia-a-dia.

Exercitar-se fisicamente, com regularidade e sob a orientação de um profissional de Educação Física, é o melhor caminho para encarar a vida com disposição e otimismo.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA É TUDO !

28.Março.2016

Conscientizar a população para a importância da saúde e boa alimentação, esse ó objetivo do Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado em 31 de março. A boa alimentação na tem somente a função de satisfazer a fome, dizem especialistas da área, mas, principalmente, manter a saúde geral e mental da pessoa, assim como a manutenção da própria vida. Uma alimentação saudável tem que incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida.

No Brasil segundo a Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, tem sido observado no Brasil um uso abusivo de suplementos alimentares e drogas, sem qualquer prescrição médica ou orientação nutricional de profissionais qualificados.

 

Dicas

·         Para uma melhor nutrição, consuma menos alimentos processados e passe a consumir mais alimentos naturais e frescos.

·         A atividade física regular também é benéfica para a saúde e tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes.

·          A alimentação adequada deve preservar a composição corporal, favorecer o funcionamento das vias metabólicas associadas à atividade física, permitir o armazenamento de energia (glicogênio muscular) retardando a fadiga pelo aumento da resistência ao exercício, contribuir para o incremento da massa muscular (hipertrofia).

·         Em geral, não há necessidade de se fazer suplementação de qualquer nutriente quando se tem como hábito uma dieta balanceada, acompanhada por adequada ingestão de líquidos.

 

Até a próxima !

 

Referência Bibliográfica:

Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício – volume 9  Número 4 – outubro/dezembro 2010 – Uso de dietas restritivas e suplementos nutricionais em academias

21.Março.2016

Essa semana informações sobre a importância da água para os praticantes de atividade física e suas utilizações Na vida cotidiana e na prática esportiva.

 

INTRODUÇÃO

A água é necessária o ano todo especialmente nas estações mais quentes como o verão. São muitos os benefícios da água, além de suas diversas funções, são muito importantes para saúde e para o bem estar. Principalmente em dias secos e de alta temperatura, a água auxilia na termorregulação, ou seja, na regulação da temperatura corporal. Auxilia também nas funções renais, neurológicas e intestinais e facilita o transporte de nutrientes.

A desidratação pode comprometer o desempenho durante o exercício e aumentar os riscos decorrentes do esforço. 

 

Você sabia ???

Quando estamos com sede durante o exercício, já nos tornamos pelo menos parcialmente desidratados.

Dessa forma a melhor escolha e advertência que pode ser dada em relação a prática de atividade física, especialmente no calor, é a ingestão de líquidos antes, durante e depois da atividade física.

 

Acompanhe nosso blog e nossas mídias sociais e acompanhe as dicas sobre a utilização da água. Pequenas atitudes que podem fazer a diferença.

Dia 22 de março – Dia Mundial da Água

 

Até a próxima!!

Clube4 Academia

13.Julho.2015

Perguntas Frequentes do BODYCOMBAT™

Preciso ter conhecimento em artes marciais para fazer BODYCOMBAT™?

Não. A aula é baseada em diversos movimentos de artes marciais, mas tudo devidamente adaptado para a sala de ginástica. Na aula você aprende a técnica de cada exercício, sem que precise ter uma experiência anterior. As combinações são simples e todos conseguem executá-las sem dificuldade.

O aluno que tem problemas nas articulações (joelho, calcanhar, etc) pode fazer aula de BODYCOMBAT™?

Quem vai decidir se este aluno pode ou não fazer aula será o médico. Pessoas com qualquer tipo de "patologia" devem sempre procurar um médico especializado antes de iniciar um programa de atividades físicas. Caso contrário, basta você fazer uma avaliação física à disposição nas próprias academias.

É necessário algum equipamento para fazer BODYCOMBAT™?

Não. Algumas pessoas gostam de utilizar bandagens de mão, para dar mais firmeza e precisão nos golpes, porém isso é opcional. Para fazer BODYCOMBAT™ é preciso somente estar usando roupas esportivas e um tênis confortável.

Quantas vezes por semana devo fazer BODYCOMBAT™?

Para melhores resultados, recomendamos que alunos novos pratiquem as aulas deBODYCOMBAT™ de 2 a 3 vezes por semana.

 

Fonte: http://bodysystems.net/programas-les-mills-body-systems/bodycombat

 

Deixem seus comentários e dúvidas ...

Clube4 Academia

13.Julho.2015

Perguntas Frequentes do SH’BAM™

Não tenho a menor coordenação, nem experiência com dança. Consigo fazer SH’BAM™?

Sim! Não é preciso nenhuma vivência com dança para conseguir acompanhar uma aula deSH’BAM™. Os passo são super simples e a preocupação não é com acertar 100% da execução de tudo, e sim com gastar calorias, suar, se soltar e se divertir muito durante todo o tempo!

As aulas de SH’BAM™ são só para mulheres?

Não. Por conta das características da aula, a grande maioria do público é feminino. Mas são bem vindos todos os que querem se divertir e festejar na sala de ginástica, sejam homens ou mulheres!

Vou conseguir emagrecer fazendo SH’BAM™?

O emagrecimento se dá por uma combinação de diversos fatores como atividade física e alimentação saudável, nada acontece isoladamente. O SH’BAM™ ajuda sim neste processo, pois tem um alto gasto calórico.

 

Fonte: http://bodysystems.net/programas-les-mills-body-systems/sh-bam

 

Deixem seus comentários e dúvidas ...

Clube4 Academia

07.Julho.2015

Perguntas Frequentes do BODYBALANCE™

É necessário ter experiência anterior em Yoga ou Tai Chi para praticar BODYBALANCE™? 

Não. O BODYBALANCE™ tem elementos baseados no Yoga e no Tai Chi, mas os movimentos são de fácil aprendizagem na própria aula. Nenhum conhecimento prévio é necessário para participar e obter benefícios.

Qualquer pessoa pode participar das aulas de BODYBALANCE™? 

Sim. O BODYBALANCE™ é destinado a pessoas de todos os níveis de condicionamento físico, pois oferece uma variedade de opções. Só não podem fazer BODYBALANCE™aquelas pessoas com restrição à prática de atividade física em geral.

Eu tenho que tirar meus sapatos e meias? 

Sim, você deve tirar meias e tênis, pois sem eles a prática é mais confortável e eficiente, por vários motivos:

·         Relaxa e fortalece a musculatura dos pés (pés saudáveis são essenciais à boa postura e à saúde da nossa coluna);

·         Alonga e fortalecer as articulações e demais estruturas dos nossos tornozelos e pés;

·         Favorece a troca de energia com o meio no qual nos relacionamos.

Quantas vezes por semana devo fazer aula de BODYBALANCE™? 

Não há limite de frequência para você fazer aulas de BODYBALANCE™. Mesmo se fizer apenas uma vez por semana, você já sentirá os benefícios. Para aproveitar ainda mais, recomendamos uma frequência mínima de 2 a 3 vezes por semana.

 

Fonte: http://bodysystems.net/programas-les-mills-body-systems/bodybalance

 

Deixem seus comentários e dúvidas ...

 

Clube4 Academia

02.Julho.2015

Atenção Alunos, a partir do dia 06/07/15 (Segudna-Feira), teremos os novos lançamentos dos mixes das aulas Body Systems, aqui no blog vocês acompanham as dúvidas mais frequententes dos alunos sobre as aulas. Faça parte desse time, venha treinar e se divertir. As dúvidas de hoje são sobre o Power Jump. 

 

Perguntas Frequentes do Power Jump

 

É verdade que o minitrampolim absorve os impactos?

Sim. Obedecendo a correta “técnica de aterrissagem”, ensinada pelos Professores Certificados, o minitrampolim possibilita 80% de absorção do impacto.

O Power Jump tem alguma contraindicação?

Sim. Não é indicado somente para gestantes e portadores de labirintite não medicada.

Power Jump acaba com a celulite? 

Por se tratar de uma atividade de alta contração dos membros inferiores, ocorre uma forte 

estimulação da drenagem linfática, auxiliando no combate à celulite. Mas isto é um auxílio, alimentação e prática regular de atividade física são imprescindíveis.

Por que não se deve descer do minitrampolim durante a aula? 

Na fase área dos movimentos, existe uma descompressão dos estabilizadores e as articulações envolvidas dos membros inferiores (tornozelo e joelho) também se encontram mais relaxadas, o que pode gerar certo desconforto ao descer nos mesmos antes de realizar movimentos de soltura corporal e relaxamento. Os Professores Certificados estão aptos a darem estas instruções de segurança a seus alunos.

 

Para mais informações

Fonte: http://bodysystems.net/programas-les-mills-body-systems/power-jump

 

Deixem seus comentários e dúvidas ...

 

Clube4 Academia

25.Junho.2015

Hoje a dica é como melhorar e motivar seus treinos em 10 passos:

 

1 - Mantenha sempre o registro de treino atualizado. Assim é possível ver sua melhora em questão de tempo. Registrando todos os treinos é possível também manter o foco e atingir seus objetivos;

2 - Ter um companheiro (a) de treino também ajuda, ou ao menos alguém que encoraje a treinar corretamente, será uma grande ajuda;

3- A música é outro fator motivador, suas músicas favoritas antes, durante e depois do treino. Você ficará motivado rapidamente e esforçado para atingir suas metas;

4 - Mantenha sempre o hábito de praticar atividades regularmente, é uma ótima estratégia de manter o condicionamento físico e resultados duradouros;

5 - A ingestão de água também é importante, diversas vezes, em pequenas quantidades;

6 - Tente sempre conciliar exercícios resistidos com exercícios aeróbios. As duas atividades são muito importante para organismo;

7 - Não deixe o treino acomodar. Um dos segredos e com a orientação do profissional de educação física, é que o treino sempre tenha progressão. Desde que essa seja feita de acordo com o aluno, seus objetivos e seus limites individuais;

8 - Adaptar o estilo de vida é importante e um grande aliado do treino. Procure dormir bem e alimentar-se de maneira saudável. Mudanças graduais no início que podem gerar grandes resultados;

9 - Explore as atividades da academia e procure aquilo que mais lhe agrada;

10 - Aliando suas atividades, a uma atividade de seu gosto, será muito mais fácil manter o empenho e a regularidade nos treinos.

Até a próxima!

14.Abril.2015

O que é Power Jump?

Power Jump é uma aula de ginástica de alto gasto calórico e trabalho cardiovascular, realizada em minitrampolins. 100% desenvolvida por brasileiros e já um sucesso consagrado no Brasil, é uma aula muito vibrante, com músicas que fazem o praticante querer treinar mais e mais. Através de coreografias divertidas e combinações simples, o trabalho aeróbio é intenso durante os 55 minutos de aula, melhorando muito o condicionamento físico de quem pratica.

 

Benefícios do Power Jump

·  Melhora do tônus e da força da musculatura dos membros inferiores;

·  Alto gasto calórico, média de 700 kcal por aula;

·  Melhora do equilíbrio corporal;

·  Melhora da condição física, por conta do trabalho cardiovascular;

·  Excelente opção para quem não pode realizar atividades físicas com impacto, pois o minitrampolim atenua os impactos.

  

Dicas do Power Jump

·         Escolha tênis com o solado plano para fazer aula;

·         Desça do minitrampolim sempre de costas. Isso diminui a chance de um desequilíbrio por conta da mudança de superfície;

·         Meninas: Utilizem tops fortes ou dois tops para fazer a aula. Isso permitirá mais segurança e conforto durante os exercícios.

 

Preparem-se !!!

Semana que vem lançamento dos novos mixes.

 

Referência: http://bodysystems.net/

09.Abril.2015

O que é SH’BAM™?

É uma aula de ginástica feita para se divertir! Com músicas que estão nos topos das paradas e com movimentos simples e modernos, você vai dançar com uma facilidade que nunca imaginou! A trilha sonora traz hits do momento e também clássicos daqueles que todo mundo conhece, de flashbacks ou ritmos latinos.

Quais os benefícios do SH’BAM™?

·        Queima muitas calorias, média de 500kcla a cada aula;

·        Proporciona muita descontração e alegria, ao som de músicas vibrantes;

·        Ajuda a se soltar e perder a timidez na sala de ginástica;

·        Melhora o condicionamento físico e aptidão cardiovascular;

·        Melhora a coordenação motora, noção de ritmo e movimentação.

Estrutura da aula SH’BAM™?

A aula é formatada em blocos, com múltiplos picos sem uma estrutura completamente definida de músicas. A variedade dentro de cada aula é dada pela viagem musical e pelos objetivos de treinamento. Cada mix tem o seu foco e inovações. A aula tem como base:

·        Aquecimento;

·        3 picos diferentes 4,7 e 11;

·        Alongamento.

Dicas SH’BAM™?

·        Traga água, roupas confortáveis;

·        A intenção desta aula é se soltar e se divertir, se deixe levar pela música!

·        Pratique sempre! Cada mix tem uma coreografia diferente, sempre muito simples de fazer.

 

Referência: http://bodysystems.net/

27.Março.2015

A segurança alimentar é uma responsabilidade partilhada. É importante trabalhar ao longo de toda a cadeia de produção de alimentos, de agricultores e fabricantes para varejistas e consumidores. A publicação da OMS Cinco Chaves para uma Alimentação mais Segura oferece  aos vendedores e consumidores orientação prática sobre como manusear e preparar a comida:

 

Chave 1:Mantenha-o limpo;

Chave 2:Alimentos crus e cozinhados separados;

Chave 3:Cozinhe bem os alimentos;

Chave 4:Mantenha os alimentos a temperaturas seguras;

Chave 5:Use água potável.

 

            O Dia Mundial da Saúde 2015 é uma oportunidade para alertar aqueles que trabalham em diferentes setores do governo, os agricultores, fabricantes, varejistas, profissionais de saúde e consumidores sobre a importância da segurança alimentar, e aumentar a conscientização sobre o papel que cada um pode desempenhar.

 

#safefood 

20.Março.2015

História do Dia Mundial da Saúde

            OMS nasceu em 7 de Abril de 1948. O Dia Mundial da Saúde evoca a criação da Organização Mundial da Saúde, fundada nessa data em 1948, e é o esforço mais visível desta organização para chamar a atenção para um aspecto-chave global escolhido anualmente. 

            A primeira Assembleia da Saúde Mundial criou o evento, em 1948, que é comemorado desde 7 de Abril desde 1950. Ao longo dos seus 60 anos, a Organização Mundial da Saúde enfrentou vários desafios da saúde pública que se foram colocando ao homem e ao mundo, concretamente, a luta contra certas doenças - a tuberculose, o tétano, a poliomielite, o HIV, a luta contra o tabaco.

            Em cada ano, a OMS aproveita a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas chaves relacionados com a saúde mundial. Neste sentido, organiza eventos a nível internacional, regional e local para promover o tema escolhido em matéria de saúde.  Neste sentido, tem-se reforçado a Promoção da Saúde, através de comportamentos protetores de saúde ou estilos de vida saudáveis, que trazem um novo sentido de responsabilidade ao sujeito, devendo este zelar pelo seu bem-estar.

Dia Mundial da Saúde 2015

            Segundo a OMS, os alimentos insalubres estão relacionados com a morte de aproximadamente 2 milhões de pessoas ao ano. Esses alimentos podem conter bactérias, vírus e parasitas que causam mais de 200 enfermidades que vão desde diarreia até o câncer. A medida que aumenta a globalização, resulta cada vez mais a necessidade de reforçar os sistemas de segurança dos alimentos.

            Nesse ano de 2015 todos os esforços são destinados para melhorar a segurança dos alimentos desde a plantação até o prato. #safefood

Para mais informações acessem: http://www.who.int/en/

13.Março.2015

            Joseph Pilates nasceu na Alemanhã. Joseph Pilates, quando criança, era doente que sofria de raquitismo, asma e febre reumática. E na adolescência prevendo seu futuro numa cadeira de rodas começou a estudar, como autoditata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Com isso desenvolveu exercício em aparelhos rústicos inventados por ele. Praticando esses exercícios em aparelhos criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Com essa prática, ainda jovem tornou-se ginasta e mergulhador. Finalmente desenvolveu cerca de quinhentos exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável.

            É importante referir que o Método Pilates não se centrava em exercícios padronizados, servidos como uma receita reutilizável de sujeito para sujeito. O método tinha aqui um cunho irrefutável de individualidade. Perante determinado indivíduo, Pilates alterava radicalmente os planos comuns de exercícios. E foram poucos aqueles que puderam assistir a todo este mecanismo de trabalho.

            O Pilates hoje depois de difundido pelas poucas pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com Joseph, e disseminar seu método de trabalho, é um estilo muito procurado por todas as idades e todas as necessidades. Essa modalidade tem como principal objetivo fortalecer o corpo. O Pilates pode ser feito de varias maneiras, por exemplo, Pilates com aparelhos (aparelhos esses inventados por Joseph Pilates, cujo princípio consiste em trabalhar com a resistência muscular, através das molas dos equipamentos). E também pode ser praticado no formato MATT Pilates ou Pilates com bola.

            Pilates com Bola - é ideal para se trabalhar com o próprio peso corporal, pois assim não existe a necessidade de utilizar as cargas para execução dos movimentos.

Com esse tipo de pratica é possível ganhar e adquirir mais flexibilidade, equilíbrio e força muscular. A bola Suíça (como é chamada) é específica para prática, já que é necessário manter a postura, para que o corpo não sofra com dores e incômodos.

            A atividade com a Bola Suíça apresenta uma variedade de movimentos simples para se obter um corpo forte e flexível , ideal para as pessoas que buscam bem-estar e saúde.

            Uma questão interessante, é que alem de resultados físicos, o aluno também trabalha e desenvolve o lado emocional, pois é um trabalho de grande motivação, fazendo-o vencer e buscar novos desafios.

            MATT Pilates ou Pilates no Solo- o aluno não necessita de aparelhos. Porém os movimentos exigem bastante esforço por parte do praticante e ele pode ser feito com também com ajuda de acessórios ou elásticos.

            Venha treinar conosco e experimentar as nossas aulas.

            Bons treinos!

06.Março.2015

         O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito ao voto.

         No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial.

         Em 1975, foi designado pela ONU (Organizações das Nações Unidas) como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

 

A CLUBE4 ACADEMIA, deseja respeito, e que a cada dia a mulher possa sonhar mais.

Reconhecemos que a mulher está presente em tudo e se multiplica a cada nova conquista.

 

Parabéns !!!

Equipe CLUBE4 ACADEMIA

27.Fevereiro.2015

Benefícios da Zumba®

                É uma aula com mistura de ritmos latinos, como merengue, salsa, cumbia, reggaeton, alem de funk e Hip-Hop. O programa utiliza a dança para perder calorias e ganhar condicionamento físico de um jeito divertido. Uma dica importante é sempre associar a dança com uma atividade de fortalecimento muscular.

                Alguns benefícios:

·         A dança faz bem para o cérebro, pois melhora a coordenação motora, o equilíbrio, a lateralidade e a consciência corporal;

·         Para o coração, melhora a capacidade funcional (melhora na condição cardíaca);

·         Para os pulmões, melhora a capacidade respiratória.

                Os passos são fáceis e muito agradáveis. Para muita gente a dança serve como uma terapia. É um momento de esquecer os problemas do cotidiano e se divertir.

 

Venha participar dessa festa dançante de condicionamento físico fácil de acompanhar.

Sinta música e solte-se!

20.Fevereiro.2015
O Carnaval chegou ao fim. Veja nossas dicas para se recuperar dos excessos da folia:

 

  • Comer alimentos com fibras

As fibras não são absorvidas, nem digeridas pelo organismo sendo que passam intactas pelo sistema digestório. Elas não oferecem nutrientes, mas garantem um bom funcionamento intestinal eliminando parte dos resíduos ingeridos.

  • Beber água

Alem da água ser o principal elemento para o funcionamento do organismo, ele regula a temperatura corporal entre outras funções e auxília o aparelho excretor a eliminar os execessos do organismo

  • Comer frutas

As frutas são ricas em nutrientes, fornecem energia e retardam o envelhecimento celular. Logo, possuem um efeito nutritivo e ao mesmo tempo protegem seu corpo

  • Vegetais

Você através dos vegetais, mantém o valor nutritivo e energético e também garante ação diurética. Isso auxilia no bom funcionamento e limpeza do organismo

  • Cereais integrais

São excelentes fonte de carboidratos (levam mais tempo para ser "quebrados" em açucares). Logo, eles levam vantangens sobre outros carboidratos que alteram a taxa de glicose no sangue mais rapidamente. São fontes de fibras e auxiliam no trânsito intestinal e fortalece o sistema imunológico.

  • Evitar certos alimentos

Entram na lista bebidas alcoólicas, doces e cereais refinados.

 

É hora de cuidar da sua saúde, após a folia de Carnaval.

14.Janeiro.2015

Através de estudos científicos, é possível saber que maiores quantidades de atividade física e níveis mais elevados de aptidão cardiorrespiratória estão associados a uma melhor função cognitiva do cérebro em adultos mais velhos. Estudos também mostram que quanto mais cedo as pessoas se engajam em uma atividade física regular está relacionado com a melhora da função cognitiva mais tarde na vida. O interessante nesse estudo é que tudo indica que o cérebro continua se modificando na idade adulta e atividade física tira proveito dessa plasticidade cerebral. Antigamente se acreditava que o cérebro atingia um nível de maturação e depois se degenerava ao longo do tempo, já que uma das características mais infelizes do cérebro, é que ele geralmente encolhe e atrofia com avanço da idade. Na verdade, encolhe cerca de 1% a 2% ao ano em idade mais avançada. Curiosamente as perdas mais significativas são nas funções cognitivas e na memória, e ao incrível que pareça, são as áreas mais sensíveis à atividade física.

Hoje se sabe que a atividade física é um grande aliado na alteração morfológica (estrutura) e funcional do cérebro mesmo em idades mais avançadas. E os estudos mais recentes mostram que essas alterações podem ocorrer em qualquer fase da vida ao contrário do que se acreditava antigamente. Estudos diversos tem uma conclusão semelhante. Indivíduos com maiores níveis de aptidão física têm maior volume de massa cinzenta que indivíduos menos aptos. Isso poderia diminuir significadamente problemas como Alzheimer já que os remédios farmacêuticos ou prevenções para o comprometimento cognitivo são apenas modestamente eficaz, o que resulta na busca de abordagem não farmacêutica, tais como atividades intelectualmente estimulantes, intervenções alimentares em alguns casos e atividade física para prevenir ou tratar o declínio cognitivo.  Dançar é um desafio físico e mental. Exige um alto grau de processamento de informações, coordenação e execução dos movimentos e tudo isso exige concentração. Atividades como SH’BAM™e Ritmos podem ser um grande exemplo para obtenção desses benefícios. Eles estimulam a proliferação e a sobrevivência dos neurônios, e de acordo com o estudo, essa plasticidade de alteração morfológica e funcional pode ocorrer durante qualquer fase da vida, basta iniciar, se manter e tirar proveito disso. Os exercícios aeróbios, de concentração e coordenação aumentam o número de sinapses e melhoram os índices de formação da memória.

Então todos nós, devemos encorajar as pessoas a praticarem atividade física não só na fase adulta, mas incentivar o público mais idoso a praticar exercícios para se beneficiarem de todos que a pratica de exercício físico tem a oferecer.

Espero que possam aproveitar as informações e fazer da atividade física uma prática mais consciente, pois uma prática orientada é a garantia de sucesso.  Essa semana acabamos de lançar os novos mixes das aulas, inclusive SH’BAM™.

Venha dançar e se divertir !

Para mais informações acessem o estudo científico na íntegra: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3622473/

 

Clube4 Academia

#clube4academia; #clube4; #dança; #ritmos; #sh’bam; #ginástica; #aulasdeginastica; #saladeaula

10.Janeiro.2015

Semana que vem, teremos mais um lançamento Body Systems, e como estamos com nossas dicas de verão, hoje falaremos um pouco mais sobre o Power Jump.

Segundo o site Portal da Educação, o Power Jump auxilia no fortalecimento da musculatura de MMII (membros inferiores) e favorece o retorno venoso, ou seja, o retorno do sangue para o coração. Com isso esse tipo de atividade, além de, garantir um bom condicionamento físico, proporcionar um alto gasto calórico, auxiliar na perda de peso e ainda auxilia no combate de uma doença que acomete muitos brasileiros as varizes.

Segundo o site, por meio do Ministério da Saúde, é um problema que afeta 35% dos brasileiros, um homem a cada quatro mulheres. As varizes nada mais são que veias dilatadas que perderam sua função em determinado momento. O fortalecimento e exercício físico resistido para os membros inferiores (MMII) facilita o retorno venoso (o retorno do sangue para o coração), já que o retorno é auxiliado pela contração muscular, que ajuda o sangue vencer a força da gravidade. Portanto, quanto mais atividade e fortalecimento em níveis saudáveis, melhor sua condição física, e auxílio no combate a doenças, não só as varizes, mas doenças vasculares.  

Por isso o músculo da panturrilha é conhecido como “o coração da perna”, pois auxilia no “bombeamento” do sangue de volta ao coração. De acordo com o site, a panturrilha é responsável por 70% do retorno venoso ao coração e chega a bombear 100ml de sangue por minuto.

Lembre-se da dica anterior do blog, hidrate-se para controlar a temperatura do corpo, evitando o aumento excessivo da temperatura corporal, e consequentemente uma grande dilatação das veias, e evite também posições estáticas por muito tempo.

Por isso segundo o site da Body Systems o Power Jump, auxilia no fortalecimento das pernas e membros inferiores. E também garante a melhora de músculos e estruturas que compõem a região do quadril, joelhos e tornozelos.

Venha treinar conosco!

Referências Bibliográficas

1.       http://bodysystems.net/noticias/214-importancia-do-power-jump-e-destaque-na-midia

2.       http://www.educacaofisica.com.br/index.php/especiais/brand-channels/body-systems/27074-power-jump-e-arma-na-prevencao-e-no-tratamento-das-varizes

Até a próxima!

#Clube4 Academia; #finalmenteoverao; #ficaadica; #powerjump; #clube4; #clube4academia; #portaldaeducacaofísica; #bodysystems; #treinamento; #varizes

08.Janeiro.2015

No verão devemos ingerir bastante líquidos, primeiro para manter o corpo hidratado, e segundo para nos refrescarmos. Podemos incluir como líquidos: água de coco, sucos e principalmente água. Às vezes sem tempo, ficamos longos períodos em jejum, o que é muito ruim para seu dia, e principalmente para seu organismo. Grandes períodos de jejum faz com que o metabolismo trabalhe mais devagar e aumente sua capacidade de armazenar energia, facilitando o aumento do peso. Por isso, é importante que planeje seu dia e faça opções por comidas fáceis, que possam ser preparadas antes de sair de casa. Como por exemplo, lanches saudáveis, iogurtes, barras de cereais ou/e frutas.

O ideal é que diminua a quantidade de alimentos por refeição e aumente a quantidade de refeições por dia. Um exemplo simples e conhecido por muitas pessoas, é de se comer de 3 em 3 horas. Se preocupe sempre com a qualidade dos alimentos e no caso de alimentos que necessitem de refrigeração, não se esqueça de levá-los à geladeira ou em bolsas térmicas. Outra dica que auxilia bastante na perda peso e na manutenção de alimentação saudável, é diminuir a quantidade de frituras na sua alimentação. Além de serem opções calóricas, grandes quantidades excessivas de óleo pode ser utilizadas para fazerem esses alimentos.

Por último, ao praticar exercícios em lugares fechados, lembre-se de ingerir água antes, durante e após os exercícios. No caso de exercícios externos como ruas ou parques evite permanecer muito tempo no sol e passe sempre protetor solar.

 

Caso tenham alguma dúvida ou sugestões, comentem faça seus comentários em nosso blog. Queremos a sua participação.

Até a próxima dica!

Clube4 Academia

#finalmenteoverao; #verao; dicasdeverao; #clube4academia; #blogclube4academia; #dicas; #chegouoverao; #clube4

27.Novembro.2014
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Dados:
- Número de mortes em 2011: 13.129, ou seja,  - No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).
Dúvidas:
- Quais são os exames para detectar a doença?
Porque cerca de 10 a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O exame de toque e o PSA são complementares.
- Quais são os sintomas?
De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados) a prostatectomia radical é o tratamento padrão. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura.
Para mais informações acesse: http://www.sbu.org.br/
10.Novembro.2014

 

  • O câncer de próstata pode ser considerado hereditário quando :

  1. Dois parentes de primeiro grau forem diagnosticados antes dos 55 anos de idade

  2. Três ou mais parentes de primeiro grau forem afetados

  3. Ocorrer em três gerações consecutivas (avô, pai e filho)

  • Idade

Assim como em outros tipos de câncer, a idade é um marcador de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após os 50 anos. 

  • Alimentação

Além desses, alguns componentes naturais dos alimentos, como as vitaminas (A, D e E) e minerais (selênio), também parecem desempenhar um papel protetor. Já outras substâncias geradas durante o preparo de alguns alimentos, como as aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, têm sido consideradas como componentes da dieta que poderiam aumentar o risco de câncer da próstata.

  • Hábito de vida

Homens com sobrepeso e obesos possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata.

 

Até o próximo boletim informativo.

 

Fonte: Instituto Lado a Lado pela Vida

03.Novembro.2014

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Em vários países, é mais do que uma simples campanha de conscientização.

Ajude-nos a divulgar e compartilhe essa informação além de  informar e sensibilizar a população masculina sobre a importância da prevenção e diagnostico precoce do câncer de próstata.

Até a próxima !

#saudedohomem

#cancerdeprostata

#novembroazul

#novembroazulbrasil

#novembroazulclube4academia

30.Outubro.2014

Efeitos adversos no sistema reprodutivo masculino

Os efeitos dos anabólicos esteroides androgênicos no sistema reprodutor masculino são oligoespermia (pequeno número de espermatozoide) e anospermia (falta de espermatozoide no sêmem), redução do tamanho testicular, aparência anormal no material da biópsia muscular e redução na testosterona e hormônios gonadotróficos. Esses efeitos foram mostrados em estudos de treinamento (1,2,3), em estudos em voluntários normais (4), em ações terapêuticas (5), e em estudos em atletas que usaram anabólicos esteroides androgênicos (6,7,8). Na vista dessas alterações observadas no eixo. As modificações nesses hormônios são originalmente reversíveis após cessar o tratamento, mas os efeitos a longo prazo da alteração ainda permanecem desconhecidos.

Referências Bibliográficas

1. CLERICO, A., M. FERDEGHINI, C. PALOMBO, et al. Effects of anabolic treatmenton the serum levels of gonadotropins, testosterone, prolactin, thyroid hormones and myoglobin of male athletes under phvsical training. J. NucIear Med. Allied Sci. 25:79-88,1981.
2. HERVEY, G. R., I. HUTCHINSON, A. V. KNIBBS, et al. Anabolic effects of methandienone in men undergoing athletic training. Lancet 2: 699-702, 1916.
3. STROMME, S. B., H. D. MEEN, and A. AAKVAAG. Effects of na androgenicanabolic steroid on strength development and plasma testosterone levels in normal males. Med. Sci. Sports 6: 203-208, 1974.
4. HELLER, C. G., D. J. MOORE, C. A. PAULSEN, W. 0. NEWN, and W. M. LAIDLAW. Effects of progesterone and synthetic progestins on the reproductive physiology of normal men. Fed. Proc. 18:1057-1065, 1959.
5. HOLMA, P. and H. ALDERCREUIZ. Effect of an anabolic steroid (metandienon) on plasma LH, FSH, and testosterone and on the response to intravenous administration of LRH. Acta Endocrinol. 83:856-864, 1976.
6. KILSHAW, B. H., R. A. HARKNESS, B. M. HOBSON, and A. W. M. SMITH. The effects of large doses of the anabolic steroid, methandrostenolone, on an athlete. Clin.Endocrinol 4: 537-541, 1975.
7. REMES, K., P. VUOPIO, M. JARVINEN, M. H ARKONEN, and H. ADLERCREUTZ. Effect of short-term treatment with an anabolic steroid (methandienone) and dehydroepiandrosterone sulphate on plasma hormones, red cell volume and 2,3-diphosphoglyc-erate in athletes. Scand. J. Clin. Lab. Invest. 37: 577- 586, 1977.
8. THOMSON, D. P., D. R. PEA&N, and D. L. COSTILL. Use of anabolic steroids by national level athletes. Med. Sci. Sports Exerc. 13: 111, 1981. (Abstract).
23.Outubro.2014

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

Outubro Rosa no Brasil:

No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução.

No estado de São Paulo todo ano são realizados 2 (dois) mutirões de mamografia sendo, um em maio e o outro em novembro.

Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI, Poços de Caldas-MG e outras cidades.

A partir de outubro de 2009, se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha.

Até a próxima !!!

20.Outubro.2014
Introdução
 
O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil, excluindo 
o câncer de pele não melanoma. A Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil, para o ano de 
2014, aponta 57.120 casos novos de câncer da mama, com risco estimado de 52 casos a cada 
grupo de 100 mil mulheres, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) - Diretrizes para a 
Detecção Precoce do Câncer de Mama no Brasil.
 
No Brasil, embora exista uma grande heterogeneidade na distribuição de casos novos e 
mortes de câncer de mama, as maiores taxas de incidência e mortalidade ocorrem nas Regiões 
Sul e Sudeste e as menores taxas nas Regiões Norte e Nordeste (INCA, 2014).
 
A detecção precoce compreende duas estratégias (1) o diagnóstico precoce - abordagem 
de pessoas com sinais e/ou sintomas da doença - e o rastreamento (2) - aplicação de teste ou 
exame numa população assintomática, aparentemente saudável, com o objetivo de identificar 
lesões sugestivas de câncer. 
 
Detecção Precoce
 
É importante que as mulheres, independentemente da idade,  conheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional.
Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade. Esses exames podem ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. No Brasil, as orientações para detecção precoce do câncer de mama são:
 
Mulheres de 40 a 49 anos
Realizar o exame clínico das mamas anualmente.
Mulheres de 50 a 69 anos
Realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos.
 
Mulheres com risco elevado para câncer de mama (caso na família de câncer de mama masculino; ter parente de primeiro grau [mãe, irmã, filha] que teve câncer de mama antes dos 50 anos; parente com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade)

• Obesidade, principalmente após a menopausa;
• Sedentarismo (não fazer exercícios);

• Sobrepeso;
• Consumo de bebida alcoólica;
 
• História familiar de câncer de mama e ovário, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos;
• Alteração genética;
 
A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá necessariamente a doença.
 
Amamentação, prática de atividade física e alimentação saudável com a manutenção do peso corporal são fatores de proteção e estão associados a um menor risco de desenvolver a doença.
 
Nós apoiamos essa ideia! #clube4academia #outubrorosa2014 #CancerDeMama
 
Fonte: INCA (Intituto Nacional do Câncer - http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home
INCA (Instituto Nacional de Câncer) - Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama no Brasil.
 
15.Outubro.2014

Efeitos adversos no sistema cardiovascular.

O esteroide induz modificações que podem afetar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares incluindo hiperinsulinemia, alteração de tolerância à glicose (2), decréscimo nos níveis de HDL colesterol (3,4) e elevação da pressão arterial (1). Esses efeitos são variáveis de indivíduo para indivíduo em diferentes situações clínicas.

Os efeitos dos anabólicos esteroides androgênicos são degenerativos e potencialmente perigosos para o sistema cardiovascular.

Referências Bibliográficas

1. MESSERLI, F. H. and E. D. FROHLICH. High blood pressure: a side effect of drugs, poisons, and food. Arch. Intern. Med. 139: 682-687, 1979.

2. WOODARD. T. L.. G. A. BURGHEN. A. E. KITABCHI. and J. A. WILIMAS. Glucose intolerance and insulin resistance in aplastic anemia treated with oxymetholone. J Clin.Endocrinol. Metab. 53: 905-908, 1981.

3. OLSSON, A. G., L. ORO, and S. ROSSNER. Effects of oxandrolone on plasma lipoproteins and the intravenous fat tolerance in man. Atherosclerosis 19: 337-346.1914.

4. STRAUSS, R. H., H. E. WRIGHT, G. A. M. FINERMAN,and D. H. CATLIN. Side effects of anabolic steroids in weight-trained men. Phys. Sports Med. 11(12): 87-96,1983.

08.Outubro.2014

Terma: Efeitos adversos no fígado

 

O Impedimento da função excretora do fígado, resulta em  icterícia, que tem sido associada ao uso de anabólicos esteroides.

Icterícia é o nome dado a um sinal clínico caracterizado pela coloração amarelada de pele, devido a um aumento de bilirrubina no sangue.

A possível natureza da causa-efeito dessa associação é reforçada pela observação da redução da icterícia após a descontinuidade da droga .

 

A mais séria complicação hepática associada ao uso de esteroides androgênicos é a peliose hepática (cistos hemorrágicos no fígado de etiologia desconhecida) e tumor hepático.

Tumores hepáticos têm sido associados ao uso de anabólicos esteroides androgênicos em indivíduos que receberam essas drogas como parte da estratégia de tratamento. Esses tumores são geralmente benignos, mas existem lesões malignas associadas ao uso dessas drogas.

Existe um estudo de caso de um  fisiculturista de 26 anos que foi a óbito por câncer hepático após uso abusivo de uma variedade de anabólicos esteroides por 4 anos (OVERLY. W. L.. J. A. DANKOFF. B. K. WANG. and U. D. SINGH. Androgens and hepatocellular carcinoma in an athlete. Ann. Intern. Med. 100: 158-159, 1984.)

Em resumo, testes têm mostrado que a função hepática é adversamente afetada pelo uso de anabólicos esteroides.

Drogas utilizadas para potencializar o rendimento muscular podem provocar lesões no corpo e levar até a morte. E é crime.

 

#valorizesuavida

08.Outubro.2014

Até o final de outubro a Clube4 Academia inicia a sua campanha contra o uso de esteroides anabolizantes em valor da vida.

Toda semana teremos informações no nosso blog, mídias sociais e nos murais da academia.

Nos acompanhem e nos ajudem a divulgar a importância do treino consciente e da prática orientada dos exercícios físicos.

#valorizesuavida

03.Abril.2014

Essa é nossa Aluna Renata Teles que através de dieta e exercícios na Clube 4 Academia conseguiu emagrecer e mudar seus hábitos alimentares em apenas 3 meses! — com Alessandra Oliveira

03.Abril.2014

E começam os trabalhos da Revista "Dieta Já"! É a Clube 4 Academia ficando famosa! Rsrs — com Alessandra Oliveira.

03.Abril.2014

Hoje estamos recebendo aqui na Clube 4 Academia, os fotógrafos da Revista " Dieta Já"! Eles vão fazer uma matéria sobre uma aluna nossa que através de dieta e exercício conseguiu emagrecer e mudar seus hábitos para melhor! Vcs vão acompanhar a sessão de fotos!