Blog

13.Março.2015

            Joseph Pilates nasceu na Alemanhã. Joseph Pilates, quando criança, era doente que sofria de raquitismo, asma e febre reumática. E na adolescência prevendo seu futuro numa cadeira de rodas começou a estudar, como autoditata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Com isso desenvolveu exercício em aparelhos rústicos inventados por ele. Praticando esses exercícios em aparelhos criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Com essa prática, ainda jovem tornou-se ginasta e mergulhador. Finalmente desenvolveu cerca de quinhentos exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável.

            É importante referir que o Método Pilates não se centrava em exercícios padronizados, servidos como uma receita reutilizável de sujeito para sujeito. O método tinha aqui um cunho irrefutável de individualidade. Perante determinado indivíduo, Pilates alterava radicalmente os planos comuns de exercícios. E foram poucos aqueles que puderam assistir a todo este mecanismo de trabalho.

            O Pilates hoje depois de difundido pelas poucas pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com Joseph, e disseminar seu método de trabalho, é um estilo muito procurado por todas as idades e todas as necessidades. Essa modalidade tem como principal objetivo fortalecer o corpo. O Pilates pode ser feito de varias maneiras, por exemplo, Pilates com aparelhos (aparelhos esses inventados por Joseph Pilates, cujo princípio consiste em trabalhar com a resistência muscular, através das molas dos equipamentos). E também pode ser praticado no formato MATT Pilates ou Pilates com bola.

            Pilates com Bola - é ideal para se trabalhar com o próprio peso corporal, pois assim não existe a necessidade de utilizar as cargas para execução dos movimentos.

Com esse tipo de pratica é possível ganhar e adquirir mais flexibilidade, equilíbrio e força muscular. A bola Suíça (como é chamada) é específica para prática, já que é necessário manter a postura, para que o corpo não sofra com dores e incômodos.

            A atividade com a Bola Suíça apresenta uma variedade de movimentos simples para se obter um corpo forte e flexível , ideal para as pessoas que buscam bem-estar e saúde.

            Uma questão interessante, é que alem de resultados físicos, o aluno também trabalha e desenvolve o lado emocional, pois é um trabalho de grande motivação, fazendo-o vencer e buscar novos desafios.

            MATT Pilates ou Pilates no Solo- o aluno não necessita de aparelhos. Porém os movimentos exigem bastante esforço por parte do praticante e ele pode ser feito com também com ajuda de acessórios ou elásticos.

            Venha treinar conosco e experimentar as nossas aulas.

            Bons treinos!